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quinta-feira, 28 de março de 2024

A Teoria Frigg-Freyja Explicada

Mitologia OC (Original Content) por rockstarpirate no Reddit
Enquanto escrevo isso, é dezembro de 2022. Apenas alguns meses atrás, a maioria dos recém-chegados à mitologia nórdica estava completamente alheia a uma teoria na comunidade acadêmica de que Frigg e Freyja poderiam ter sido uma única personagem em algum ponto remoto do passado. Hoje em dia, muitos recém-chegados estão aparecendo na comunidade com a ideia de que Frigg e Freyja são canonicamente a mesma pessoa. Por que a mudança? Porque é assim que o Santa Monica Studio as retratou no recém-lançado "God of War: Ragnarok".

Para ir direto ao assunto, Frigg e Freyja não são a mesma pessoa na mitologia nórdica. Isso é um testemunho de quanta influência uma empresa de entretenimento pode ter para afetar mudanças significativas na mentalidade coletiva sobre um tópico como esse. É também um exemplo primordial de como uma empresa pode "fazer muita pesquisa" e ainda escolher retratar coisas de maneiras criativas que não refletem realmente o que aprenderam em sua pesquisa. E, como esse tópico está surgindo com bastante frequência, sinto que merece uma explicação.

Às vezes, quando digo a alguém que Frigg e Freyja não são a mesma pessoa, a resposta que recebo se assemelha ao seguinte:

Mas você realmente pode provar que Frigg e Freyja não são a mesma pessoa? Quer dizer, você já os viu na mesma sala ao mesmo tempo, rs?
Sim. O poema "Lokasenna" na Edda Poética narra a história de um banquete frequentado por muitos deuses, em que Loki mata um servo e depois insulta todos os outros convidados. Conforme existem em fontes sobreviventes, o poema começa com uma introdução em prosa contendo uma lista de todos os presentes:

Neste banquete vieram Odin e Frigg, sua esposa. Thor não veio, porque estava no leste. Sif estava lá, esposa de Thor, Bragi e Idunn, sua esposa. Tyr estava lá; ele era maneta, pois o lobo Fenrir arrancou sua mão quando ele estava amarrado. Havia Niord e sua esposa, Skadi, Freyr e Freyia, Vidar, filho de Odin; Loki estava lá e os servos de Freyr, Byggvir e Beyla.

O poema também contém diálogo de ambas as mulheres. Frigg troca insultos com Loki nos versos 25-28 e depois passa o bastão para Freyja no verso 29, onde Freyja até se refere a Frigg na terceira pessoa:

Freyia disse: "Louco és, Loki, quando contas tuas ações feias e odiosas; Frigg sabe, eu penso, todo destino, embora ela mesma não fale."

Devido a instâncias de aliteração V/R, a composição deste poema pode ser datada com bastante confiança para o ano 900 d.C. ou antes, que é anterior à conversão islandesa ao cristianismo. Em outras palavras, este poema é um reflexo cientificamente suportado da crença da era Viking, da era pagã, que claramente retrata Frigg e Freyja como duas personagens distintas.

Nota lateral: Embora a Enciclopédia Britânica estranhamente repita uma antiga ideia de Franz Rolf Schröder de que "Lokasenna" é uma adaptação dos anos 1200 de "Assembleia dos Deuses" de Luciano, essa ideia não é aceita pela comunidade acadêmica em geral e o artigo onde ela se originou até mesmo foi descrito por Joseph Harris como "uma das tentativas falhas mais instruídas de estabelecer uma data e fonte para um poema eddaico".

A Edda em Prosa também trata Frigg e Freyja como duas personagens distintas sem margem para dúvidas. Freyja é uma deusa Vanir, enquanto Frigg não é, por exemplo, e existem muitas declarações como a seguinte em Gylfaginning 35:

Então falou Gangleri: "Quem são as Asyniur?" Alto disse: "A mais alta é Frigg. Ela tem uma morada chamada Fensalir e é muito esplêndida. [...] Freyia é a mais alta em posição, logo após Frigg."

A cereja do bolo, é claro, é que também não há fontes competindo com essa visão – nenhuma fonte indicando que Frigg e Freyja devem ser tratadas como dois nomes diferentes para a mesma personagem.

 Mas se Frigg e Freyja não são a mesma, por que existe uma teoria de que elas podem ser?
Para ser claro, não existe uma teoria de que Frigg e Freyja são a mesma pessoa em nosso corpus sobrevivente de mitos. A teoria (normalmente chamada de "hipótese da origem comum Frigg/Freyja") é que essas duas personagens podem ser descendentes de uma origem comum na mitologia germânica anterior, centenas de anos antes do início do período nórdico. Aqui estão algumas das evidências circunstanciais que levaram alguns acadêmicos a fazerem esse palpite:

1. Freyja parece não ter um nome.
Como acontece, as palavras "Freyr" e "Freyja" são títulos, essencialmente significando "Senhor" e "Senhora". No caso de Freyr, nossas fontes fornecem um nome que acompanha o título: Yngvi, dando-nos o composto nórdico antigo Yngvi-Freyr ("Senhor Yngvi"). Na verdade, enquanto os escandinavos germânicos tendiam a abreviar esse nome para "Freyr" ao longo do tempo, outros grupos germânicos se inclinavam mais para chamá-lo de "Ing". Por exemplo, o poema em inglês antigo "Beowulf" se refere ao rei dinamarquês Hrothgar como frēa inguina, que significa "Senhor dos amigos de Ing". Como Freyr tem um nome que acompanha seu título, poderíamos esperar encontrar um nome acompanhando o título Freyja também, no entanto, nossas fontes nórdicas não contêm tal nome. Então a pergunta é por quê? Poderia seu nome ter sido Frigg-Freyja ("Senhora Frigg"), em tempos antigos?

Jog

ando o Advogado do Diabo
Só porque nossas fontes sobreviventes não nos dão um nome óbvio para acompanhar o título Freyja, não significa que ele deve ter sido Frigg em tempos anteriores. Na verdade, se assumirmos que esse nome teria aderido a temas constantemente repetidos entre pares de nomes divinos (por exemplo, Vili e Vé, Magni e Móði, Njǫrðr e Njǫrun, etc.), devemos esperar um nome que alitera com Yngvi, o que Frigg não faz.

2. Freyja não existe fora da Escandinávia.
A mitologia nórdica como ela sobrevive hoje é apenas um sabor noroeste da mitologia germânica mais ampla. Faz parte de uma família religiosa que compartilha origens comuns com tradições como a mitologia anglo-saxônica antiga e a mitologia germânica antiga. A relação entre essas tradições é semelhante à relação entre o catolicismo latino-americano e o cristianismo não-denominacional com base nos EUA. Existem diferenças perceptíveis entre esses grupos, mas ambas as tradições descendem da mesma origem e cada uma reconhece tanto "Jesus Cristo" quanto "Jesucristo" como o mesmo Deus, embora diferentes línguas tenham diferentes versões do nome. Os vários ramos do paganismo germânico são assim.

Assim como Óðinn tem contrapartes em outras tradições germânicas (Woden em inglês antigo e Uuodan em alto-alemão antigo, por exemplo), Frigg também tem contrapartes (Frīg e Friia, respectivamente). No entanto, não temos nenhuma referência a uma contraparte para Freyja fora da tradição nórdica. Isso significa que ela é exclusiva da mitologia nórdica? E se sim, isso ocorre porque ela se separou de Frigg na Escandinávia em algum ponto do passado?

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As fontes mitológicas germânicas fora da tradição nórdica são escassas e incompletas. O fato de a pequena quantidade de informações que temos não mencionar uma contraparte para Freyja não significa que ela não existia. Além disso, as divindades germânicas frequentemente têm múltiplos nomes e há deusas mencionadas em materiais fora da Escandinávia que também não são mencionadas nas fontes nórdicas. Por exemplo, Ēostre é uma deusa anglo-saxônica (*Ôstara em alto-alemão antigo) que está fortemente associada à primavera e à fertilidade. Seu nome até começa com uma vogal, o que permitiria que aliterasse com Yngvi/Ing. No entanto, a versão nórdica esperada desse nome, *Austra, não existe em nossas fontes. Isso ocorre porque um antigo composto como "Austra-Freyja" foi esquecido em favor de simplesmente "Freyja"? Para ser claro, não estou afirmando que Ēostre é Freyja, apenas que a informação é muito escassa para se ter confiança em qualquer coisa.

  3. Frigg e Freyja compartilham semelhanças impressionantes.
O marido de Frigg se chama Óðinn e o marido de Freyja se chama Óðr, que são dois nomes derivados da mesma raiz. Óðinn e Óðr são ambos viajantes prolíficos que desaparecem por longos períodos e ambas as mulheres são atestadas como dormindo com outros homens enquanto seus maridos estão ausentes.

Frigg e Freyja possuem peles de pássaros usáveis (itens associados às valquírias) que permitem ao usuário voar. Ambas as personagens emprestam suas peles de pássaros a Loki em ocasiões diferentes. Elas também estão ambas associadas a determinar o resultado da batalha. O poema "Grímnismál" indica que Freyja participa na escolha da metade dos mortos a cada dia, por exemplo, e o mito de origem dos langobardos apresenta Frigg (chamada de Frea) manipulando Óðinn (chamado de Godan) para escolher os vencedores de uma batalha entre os Winnili e os Vandals. As semelhanças são abundantes. Será que essas semelhanças existem porque ambas as personagens foram fundidas em algum momento do passado?

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As semelhanças não necessariamente significam que duas personagens eram originalmente uma só. Talvez uma teoria alternativa, apenas construindo sobre a minha advocacia do diabo até agora, poderia ser que Frigg e Freyja estavam no caminho para uma fusão na Escandinávia medieval. Simek até teoriza que, porque a palavra nórdica antiga para sexta-feira ("Dia de Frigg") foi importada do saxão antigo, isso pode indicar que Frigg ela mesma é uma importação na Escandinávia de uma tradição germânica mais ao sul. Nesse caso, uma precursora de Freyja poderia teoricamente ser anterior a Frigg no norte. Se sim, talvez Freyja tenha sido uma deusa mais parecida com Ēostre que começou a adotar cada vez mais atributos semelhantes aos de Frigg ao longo do tempo. A ideia de uma fusão iminente não poderia também explicar a perda de seu nome, reconciliar sua existência com outras fontes germânicas e explicar as semelhanças que ela compartilha com Frigg?

Então você está dizendo que Frigg e Freyja estavam na verdade a caminho de se fundir?
Não. Esta não é uma teoria rigorosamente pensada, até onde eu sei, e eu na verdade não a estou defendendo. Minha intenção é apenas mostrar que a hipótese da origem comum Frigg/Freyja, embora intrigante, está longe de ser conclusiva. As evidências em si não apontam necessariamente em uma única direção. A única coisa que podemos dizer definitivamente é que, dentro do corpo de mitos nórdicos reais que sobreviveram até os tempos modernos, Frigg e Freyja não são a mesma pessoa.

Traduzido de: https://www.reddit.com/r/Norse/comments/zch8h5/the_friggfreyja_theory_explained/

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