Páginas

domingo, 28 de junho de 2009

COMO SE TORNAR BRUXA OU BRUXO

É muito comum as pessoas perguntarem como se tomar bruxa ou bruxo. Há as mais diferentes expectativas incluídas nessa pergunta, mas em geral, se pode dizer que as pessoas estejam querendo informações sobre a prática da bruxaria.

É preciso desde o início esclarecer que não basta alguém se filiar a um grupo para entrar na bruxaria. Aliás, no mais das vezes, o início do caminho é sempre solitário. Não busque mestres ou _líderes, primeiro saiba o que é a bruxaria Wicca e descubra se é dessa maneira que você deseja viver. Lembre-se, também que a Wicca não é uma religião convencional, ou seja, ela não tem sacerdotes e seguidores (como uma igreja católica com padres e fiéis, por exemplo). A Wicca é uma religião iniciática, o que significa que só é wiccaniano quem, após um tempo de preparo, resolve assumir o Sacerdócio da Deusa Tríplice e seu Consorte.

Faremos aqui um parêntese para esclarecer que tudo o que diremos se refere à bruxaria Wicca, chamada de bruxaria moderna, surgida na Inglaterra no início dos anos 50, no século XX. Essa explicação se faz necessária para que não haja confusão com muitas outras práticas que as pessoas também chamam de bruxaria. A palavra bruxa/o, na linguagem comum, tem mil significados. Aqui essa palavra é encarada como a pessoa que se dedica à prática da Wicca, que é uma religião pagã, cujo maior valor é a vida e que busca o equilíbrio e aperfeiçoamento contínuo de seus participantes, visando sua integração cada vez maior à natureza.

Wicca é uma religião e, como tal, pode ser aprendida e adotada por qualquer pessoa que com ela se sinta sintonizado. É muito comum ouvir argumentos de que só uma pessoa com "hereditariedade de bruxos" poderia se dedicar à bruxaria. Na Wicca isso é pura tolice. Os Deuses Antigos não escolhem suas sacerdotisas e sacerdotes por olharem seu "pedigree" ou sua árvore genealógica... Para ingressar na Wicca só há um requisito: que você deseje se tomar sacerdotisa ou sacerdote da Deusa e seu Consorte.

Também se escuta com freqüência que somente mulheres podem se dedicar à prática da bruxaria. Isso não é verdade. A Wicca é uma religião aberta a homens e mulheres, embora haja grupos que prefiram trabalhar com apenas um dos sexos. Como ha liberdade entre nós quanto à forma de se organizar é absoluta, cada um deve buscar o que lhe convém.

Ingressar na prática da bruxaria significa querer irmanar-se com a natureza, começar um caminho mágico de percepção diferenciada do universo, com uma profunda sensação de integração e integridade. Significa responsabilizar-se por sua vida e seus atos, reconhecendo que tudo o que você vive é produto de suas escolhas.

Um outro questionamento freqüente sobre ser bruxa(o) é feito pelas pessoas da seguinte maneira:

"Você é uma bruxa(o) do bem? Ou do mal?". Essa pergunta é fruto de um modo de pensar que caracteriza o mundo ocidental, profundamente arraigado nas mentes criadas na civilização judaico­cristã, e que se chama maniqueísmo. Por essa visão do mundo, há sempre dualidades que se opõem: deus e diabo, bem e mal, preto e branco, luz e trevas, nós - os salvos, os escolhidos e os outros, os errados, os maus.

Os pagãos em geral (entre os quais se encontram as bruxas) - pessoas que praticam uma espiritualidade ligada aos antigos povos pré-cristãos, as chamadas Religiões da Terra, não vivem de acordo com padrões de julgamento maniqueístas. Não cremos em bem oposto a mal, muito menos na existência de algum inimigo poderoso e concorrente da Divindade (ou seja, não acreditamos que exista um demônio ou coisa semelhante). Cremos que tudo que há no universo contem em si o Todo, ou seja, aquilo que chamamos de bem ou mal é apenas fruto de nossa experiência subjetiva. Muito bem isso é expresso em um pensamento de Riehard Bach:

"O que a lagarta chama de Fim de Mundo o mestre chama de Borboleta".

Logicamente reconhecer que não exista nada completamente bom, nem mal, ou ainda reconhecer -que o universo e a magia não são brancos, nem negros, mas têm uma infinidade de tons de cinza. Não implica se poder dizer que as bruxas e bruxos pratiquem o mal ou não sigam um código de conduta

Vejamos: As bruxas Wiccanianas praticam uma religião em que o valor maior é a Vida. Também: crêem que a Deusa criou o Universo ligando todos os seres e todas as coisas formando a Grande. Teia da existência. Essa teia une todos os seres, assim, o que cada um faz afeta o Todo. Creio que é bem fácil compreender porque nossa religião dispensa mandamentos, promessas de recompensas ou castigos para que as pessoas não cometam más ações... Só estamos sujeitos a um mandamento chamado Wiccan Rede ou a Lei (ou Dogma) da Arte: "Faze o que quiseres se a ninguém prejudicar”.

Não há na visão de mundo de um(a) bruxo(a) a possibilidade de acreditar-se joguete entre seres poderosos bons e maus, nem deuses e demônios. Wicca é um caminho de reconhecimento e desenvolvimento do poder pessoal - não poder sobre os outros, mas poder de se conhecer, determinar sua vida e desenvolver ao máximo os dons com que você foi dotado pelos Deuses. O Universo não é uma história de mocinhos e bandidos, defensores do bem contra defensores do mal. O universo é o Todo, o Todo é a Deusa Primordial, cujo corpo sagrado é formado por tudo o que existe. Por essa forma de ver o mundo um wiccaniano não mata alguém, por exemplo, não porque estaria descumprindo um mandamento, mas sim porque reconhece que o desrespeito à vida afeta a ele mesmo porque abala a Grande Teia.

Saber que para um bruxo tudo o que existe é sagrado dá uma dimensão de como a vida se transforma quando resolvemos seguir o caminho da bruxaria, ou a Arte, como dizem alguns. Não há mudança de comportamento, ninguém dita regras. Suas escolhas, desde que feitas de acordo com a lei da Arte, são questões exclusivamente pessoais. Você encontrará bruxos que são vegetarianos e que comem carne, bruxas que se vestem de preto e as que não gostam dessa cor, bruxas contra e a favor do aborto, bruxos que são fumantes ou não, bruxos que se abstém de álcool e as( os) que adoram um drink na happy hour, etc...

Se há tantas diferenças entre as pessoas que praticam a bruxaria Wicca, o que é ser bruxo(a)? Ser bruxo(a) é viver como bruxo(a), isso significando viver de acordo com os eternos ciclos da natureza, celebrando as mudanças e os ritmos da Lua e do Sol e reconhecendo nesses ciclos eternos os Deuses Antigos.

E como alguém adota a Wicca como sua religião?

Na verdade, é muito simples:

- Você tem o interesse?

- Se informa a respeito?

- Isso é o que a maioria das pessoas fala, que se deve estudar muito!

- Conhecer as bases da religião e DECIDE IR EM FRENTE!

- Você está pronto para cultuar a Deusa e seu Consorte, mudando sua religião?

- Você está pronto para transformar sua visão de vida completamente, percebendo o que significa ser parte da Criação como um pedaço do Corpo Sagrado da Deusa?

- Você está pronto a assumir que é o único responsável por tudo o que ocorre na sua vida e que seus atos influenciam todos os seres que se interligam na teia cósmica da Criação?

- Você está pronto a viver sua vida inteira - não apenas os atos ritualísticos de forma mágica, ou seja, ·sabendo que a sua vontade é capaz de moldar a realidade e seus atos geram conseqüências com as quais tem de arcar?

- Você está pronto a ver a natureza e todos os seres como seus irmãos, inclusive pessoas que ajam diferente em termos de crenças, opções, opiniões, atos?

- Você está pronto a aceitar as diferenças dos outros e conviver na diversidade, que é reflexo da própria multiplicidade da Deusa?

- Você aceita o compromisso de agir como um Filho(a) da Terra e reconhecer sua sacralidade. Assumindo sua porção de trabalho no processo de cura do planeta, da humanidade e no seu próprio equilíbrio interior?

Talvez estas perguntas pareçam complicadas para vocês... Se tornar bruxa(o) é como se apaixonar! É fruto de uma mudança interna, um processo de se entrar em compasso com o bater do coração da Terra e reconhecer que ele é o pulsar do coração do grande Sol do centro do universo.

Praticar os rituais é uma decisão muito simples se você passar por todas essas decisões. Você aprende o método e as formas dos rituais, como qualquer religião. Mas seus atos ritualísticos serão vazios e desprovidos de poder se não colocar neles toda sua paixão, intenção, energia e vontade! Se já passou pelas fases do SABER - adquirindo conhecimentos - e do QUERER (tomou as decisões acima) - agora é hora de OUSAR E ousar é PRATICAR, erguer seu Athame, apontar as direções e invocar os elementos, abrir seu círculo e chamar Deusa e o Deus para os: fins que você quiser ­afinal esta é a religião da perfeita liberdade - “perfect love and perfect trust".

Começar a praticar é uma decisão só sua Seguir o Caminho vem por si só... Foi o que todos nós fizemos, nós que aprendemos nos livros, mas descobrimos na alma o amor que nos levou à Arte. Alma essa que também é parte da Deusa, pois ela é a "anima mundi", a alma do mundo.

Se depois de tudo isso você ainda tiver dúvidas sobre se deve ou não se tornar bruxa( o), responda:

Você ouviu o chamado da Senhora?

Ela canta sua Canção Sagrada em tudo o que existe, sussurra na brisa nas folhagens, grita nos relâmpagos, ruge nos vulcões. Ela geme em cada grito de dor, se faz ouvir no choro do recém nascido e do moribundo, na altivez do leão e nas patas da gazela. Ela chora nas queimadas da Amazônia, é ferida nas guerras, se encontra na fome e na satisfação da fome. Ela é vida e é morte. É a terra com seus frutos abundantes e a Ceifeira que traz a morte e a putrefação, de onde a vida torna a brotar...

Ela canta sua canção mais bela quando a Lua enche nos céus... É a Senhora das águas que correm, trazendo vida ao planeta... Sua música é a complexa sinfonia sem fim das vastidões das galáxias e suas notas mais brilhantes são cada uma das estrelas.

Se você ouviu algum dia tudo isso, não há lugar no universo onde você possa se esconder do chamado da Deusa e nessa hora, se você simplesmente responder ao chamado e escolher o Antigo Caminho, será um(a) bruxo(a).

Seja bem vindo(a)! Abençoado(a) Seja!

Mavesper Cy Ceridwen

Um comentário:

Mavesper disse...

Ola,

O texto "Como se tornar bruxa ou bruxo" é de minha autoria. Agradeceria se vc mencionasse meu nome nele.
Obrigada, BB
Mavesper Cy Ceridwen