Páginas

terça-feira, 7 de novembro de 2023

Halloween e Samhaim explicados

O Halloween é um festival cristão de origem inglesa, também conhecido como a "véspera dos Santos". A palavra "Hallow" significa sagrado ou santo. Essa celebração ocorre na noite de 31 de outubro, estendendo-se até 1º de novembro, que é o Dia de Todos os Santos, e continua até 2 de novembro, o Dia de Todos os Fiéis Falecidos. Acredita-se que tenha começado por influência de Alcuin, um monge de Northumberland. A data é fixa no calendário litúrgico da Igreja e é observada tanto no Hemisfério Norte quanto no Sul.

A primeira evidência da celebração em 1º de novembro e da expansão do festival para incluir todos os santos e mártires ocorreu durante o reinado do Papa Gregório III (731-741), que dedicou uma capela em São Pedro, em Roma, em 1º de novembro, em honra de todos os santos.

Em 800, o Dia de Todos os Santos foi celebrado por Alcuin em 1º de novembro e também apareceu em um calendário inglês do século IX nesse dia. Em 837, o Papa Gregório IV ordenou sua observância geral. Na Inglaterra medieval, o festival era conhecido como All Hallows, e sua véspera é ainda chamada de Halloween. O período de 31 de outubro a 2 de novembro (Dia de Todos os Fiéis Falecidos) é às vezes chamado de Allhallowtide.

Samhain marca o meio do período entre o Equinócio de Outono e o Solstício de Inverno, ambos os quais variam em relação ao calendário moderno devido ao efeito do "Ano Bissexto". Com 5400 anos de história, o Samhain está alinhado com o nascer do sol em uma série de cairns com câmaras no Vale do Boyne. Portanto, o Samhain também varia e só pode ocorrer entre 3 e 7 de novembro. Em 2023, o Samhain ocorre em 7 de novembro no Hemisfério Norte e em 5 de maio no Hemisfério Sul, ao sul do Equador.

O Halloween, como observado por Lar Dooley, é uma celebração de três dias. O Halloween é o dia de preparação para honrar os mortos, 1º de novembro é o dia para honrar as pessoas que amamos e contar suas histórias, e 2 de novembro é para rezar pelos esquecidos e perdidos.

Nenhum comentário: