Páginas

domingo, 19 de novembro de 2023

dentes de urso na cultura nórdica

Os dentes de ursos eram considerados objetos sagrados pelos vikings, pois representavam a força e a coragem dos ursos, que eram animais respeitados e temidos. Os vikings acreditavam que, ao usar os dentes de ursos como amuletos, eles podiam se conectar com o espírito dos ursos (KARHUNPEIJAISET) e obter seus poderes. Essa crença era parte de uma antiga tradição xamânica, que envolvia rituais de iniciação, sacrifício e transformação.

Um exemplo dessa tradição pode ser encontrado na HRÓLFS SAGA KRAKA, uma saga islandesa do século XIII, que conta a história do rei Hrolf e seus doze campeões. Um deles é Bodvarr, um guerreiro que nasceu com a alma de um urso, pois seu pai matou uma ursa grávida e comeu seu coração. Bodvarr herdou a força e a ferocidade do urso, mas também sua bondade e lealdade. Ele usava um dente de urso como amuleto, que lhe dava proteção e sorte.

A HRÓLFS SAGA KRAKA é uma das muitas obras literárias que preservam os vestígios da cultura pré-cristã dos vikings, que tinha uma forte ligação com a natureza e os animais. Os dentes de ursos como amuletos são um símbolo dessa ligação, que expressa a admiração e o respeito dos vikings pelos ursos, que eram considerados seus parentes espirituais.

Dois pingentes feitos de caninos de urso medieval foram descobertos em Turku, Finlândia. O da esquerda foi encontrado no sítio Suurtori Hjeltin talo em 1989, enquanto o da direita foi descoberto no sítio da Åbo Akademi em 1999 (TMK 20764:1485 e 21816:LU100). A foto é creditada a S. Hukantaival.
Hukantaival, Sonja. (2021). Folk magic in town. Signs of material aspects of magic in archaeological excavations in Turku, Finland. 2-23. 

Nenhum comentário: