Páginas

quarta-feira, 13 de novembro de 2002

Baguncite Herdada

Aprendemos com nossos pais a maior parte do nosso comportamento. E se um dos nossos pais, ou ambos, são "bagunçólatras", as chances são as de que os pais deles também o tenham sido, e também seus bisavós. Esses padrões são transferidos de geração em geração.

Para você poder apreciar a imensidão daquilo contra o qual se contrapõe, se é que você vem de uma longa linhagem de "bagunçólatras", deixe-me relatar um fato surpreendente com que deparei recentemente. Se você remontar a apenas seiscentos anos na sua arvore genealógica, que tem cerca de vinte gerações, e se cada um dos seus ancestrais "bichos de bagunça" repôs a si mesmo produzindo uma prole de dois filhos com a esposa, então o número total dos seus ancestrais diretos desde 1400 d.C. totaliza mais de um milhão de pessoas. É muito "bacunçolismo" contra o qual é preciso lutar.

A mentalidade do tipo "apenas para o caso de..." é parte do estado psicológico de conciência da pobreza (o oposto da conciência da prosperidade), e costuma ser transmitida de pai para filho. Você, você mesmo, pode nunca ter passado fome ou ter necessidade de algo na vida, mas devido ao fato de aqueles que o educaram terem passado outrora por essas agruras, eles instilaram em você os mesmos temores. Desse modo na America do Norte as pessoas ainda carregam mesma bagagem emocional de temores transmitida desde a época da Grande Depressão de 1929; na Irlanda muitos carregam o legado da Grande Fome Irlandeza da década de 1840; e pessoas de muitas nações lembram-se do racionamento em tempo de guerra, e assim por diante. Optando por pensar de maneira diferente, você pode se libertar das ansiedades daqueles que o educaram, e quando dá um passo além e fica atento à abundância em vez de se preocupar com a carência, contente, você deixará ir embora coisas que você não precisa mais. De fato, estará ansioso para deixa-las ir, a fim de criar espaço para que coisas boas chegem ate você.

Nas últimas décadas foram escritos muitos livros ensinando as pessoas a eliminar padrôes de doeças herdadas e outras características de família. O que acontecerá com seus filhos se você mesmo não aprende a lidar com a desordem? Agora é a sua chance de fazer uma limpeza total na linhagem de sua familia para todas as gerações que virão. E há uma profusão de evidências sugerindo que essa limpeza não ajudará apenas aqueles que virão como poderá também remontar a espiral do tempo para ajudar, retrospectivamente, seus ancestrais, que por sua vez o ajudarão.

-- Retirado de Arrume a sua Bagunça com o Feng Shui, de Karen Kingston, Ed. Pensamento
Presente também no Almanaque do Pensamento 2002 à página 160. Ed. Pensamento
Este Post foi originalmente postado no antigo blog que esta fora do ar.

Nenhum comentário: