Páginas

domingo, 2 de junho de 2024

Os Sabás e os Esbás na Seax-Wica

Sabendo o motivo das oito datas escolhidas no ano, a Tradição Saxônica de Wica dá sentido a cada data de acordo com a inspiração de seu fundador: Raymond Buckland, que como obra poética, cada salmo no rito da celebração expressa uma mensagem que incidirá sobre o "mistério" do sabá e de Esbá.

Vamos listar as celebrações que celebramos no hemisfério sul, lembre-se de que o símbolo

Seax-Wica indica a "Roda do ano":

1- Haligæfen / Samhain

É o nosso "Ano Novo" que comemoramos no dia 1o de maio, onde nos despedimos da "Deusa-Verão" e damos as boas-vindas ao "Deus-Inverno".


Por esta razão, agradecemos á deusa Frig por tudo oferecido desde Sumoræfen / Beltane até este dia e continua com a saudação do Deus Woden através do Casco com Chifres, com o qual o sacerdote representa ao Deus expressando como nos acompanhará durante nesta fase escura do ano, onde o clima é adverso e faz consciente de como é importante ter reservas e fraternidade para estos tempos.

No antigo saxão, Haligæfen significa "Festa Sagrada" ou Celebração Sagrada.

2- Solstício de Inverno

Começando a temporada de inverno ao redor do 21 de junho, o Deus Woden se retira á caçada, entrando na duração das longas noites.

Para ter um sinal de retorno, algumas luzes são acesas, que se supõe estarão acesas até Ewemeolc / Imbolc. Esta passagem nos diz como o Deus Woden nos abençoa oficiando sua grande caçada para trazer comida ao seu povo.

Se compreendemos que os arquétipos do Deus é a Morte, a Destruição Criativa e a Caça, esses dois sabá nos conscientizam desses aspectos pois logo virá o renascimento.

3- Ewemeocl / Imbolc

 Esta celebração é o Festival do Fogo e se celebra no dia 1 de agosto. Continuando a festa passada, mais luzes são acesas que dão as boas-vindas ao Deus Woden por seu retorno, essas luzes ficam acesas até o Sumoræfen / Beltane, para iluminar a todos os que voltam para casa.

4- Equinócio de Primavera

Esta data é comemorada ao redor do 21 de setembro, o rito indica que é a hora do nascimento e a sementeira. Vemos o mundo florescer e os animais começam a dar à luz uma nova geração.

5- Sumoræfen / Beltane

Esta é a segunda celebração mais importante do ano, quando o tempo do Deus - Inverno termina e começa o tempo da Deusa - Verão.

Começa o 1º de novembro, os fogos de Sumoræfen (Celebração de verão) são reavivados com os quais recebemos ao Deus Woden, que retornou de sua longa jornada. A Deusa Frig é coroada com flores, que abre o caminho para o verão para guiar a todos com amor nesta epoca de gozo.

A Deusa representa arquetipicamente o Renascimento, o Amor e o Crescimento.

7- Hláfmæsse / Lughnnasadh

O 1º de fevereiro se celebra a colheita , tendo em consideração o relacionamento que existe entre uns e outros, vinculados pelo Amor num entendimento da interdependência com tudo o que nos rodeia.

8- Equinócio de Outono

Esta data é comemorada ao redor do 21 de março, no qual anuncia o fim da abundância e o início de das guardar reservas para o inverno.

Nesta celebração, é necessária a conexão ou simbiose que temos com os deuses.

Os Esbas no Seax-Wica, ao contrário do que se difunde, não têm nomes específicos para os meses "lunares". O Esba é uma reunião de Iniciados da Tradição, que podem se encontrar em qualquer momento durante a fase da lua, não necessariamente coincidindo com a Lua Cheia; se eles coincidem, há um ritual que celebra a Lua Cheia ou Nova.

As fases lunares estão mais relacionadas aos trabalhos mágicos que podem ser executados, de modo que um Esba na Lua Cheia poderia ter como fim a Adivinhação, na Lua Crescente pode ser realizados ritos para iniciar ou criar, na Lua Minguante para ritos que procure parar algo ou destruir e os ritos da Lua Nova estão relacionados à Transmutação.

Os Bruxos Saxões podem usar um Esba para discutir tópicos específicos, organizar um Thing / Assembléia, convocar os Witan / Elders (Anciãos, Sabios) ou simplesmente passar um momento agradável entre bebidas e refeições. O Coven é como uma fraternidade / família, não tudo é rezo ou pratica da magia, o vínculo deve sempre ser renovado, porque a amizade é a coisa mais importante. Por esse motivo, dizemos "O amor é a lei, o amor é o vínculo".

Isso pode deixar muito claro como é a comunidade Seax-Wica, a razão de sua felicidade e união. É uma religião-Magia baseada no amor entre seus membros e os Deuses.

Bênçãos em Amor e Luz

Seax Gesith Rasgæl Hræfenwulf
Seax-Wica Elder
High Priest
Meomerswiell Seax Coven

Traduzido por Seax Gesith Wulfnoð 

Retirado de Seax Wicca Brasil no Facebook

Nenhum comentário: